.

I Saw Something of Us in Empty


segunda-feira, 12 de julho de 2010

The Issue # 10 - Jorge Barradas

Porque o Design Português (embora muitos não se aprecebam disso) já tem muita história. E para começar a descrever esse (maravilhoso) caminho percorrido por inúmeros artistas portugueses, o primeiro que me salta à cabeça é o inconfundível Jorge Barradas ou "Barradinhas".
Este pintor e ilustrador (1894-1971) ficou conhecido pelas capas da Revista ABC que revelam o feminino da modernidade desejado pelas mulheres da sua sociedade.
Mas as suas participações não ficaram por aqui, fazendo parte também de outras revistas como: Ilustração, Diário de Lisboa, Contemporânea, Ilustração Portuguesa, O Século Cómico, Atlântida, Magazine Bertrand, O Domingo Ilustrado, Acção, Papagaio Real, Sempre Fixe, entre muitas outras publicações.

As suas personagens predilectas são os tipos alfacinhas como, o mendigo, o bêbado, o novo-rico, o ardinas, as costureiras, etc.
Participou na conhecida exposição do Grupo dos Humoristas Portuguesas, extreando-se assim com 8 desenhos e apenas 17 anos. O seu objectivo era haver uma revolução gráfica inspirada nas publicações internacionais.
Há quem diga que, numa comparação com o grande mestre da caricatura portuguesa, acrescenta: “Se Rafael Bordalo é o artista combativo da Sociedade Portuguesa, irónico e sarcástico sem temor, Barradas é o comentador dos ridículos e o anotador flagrante das visíveis passagens da fauna que a compõe”. [Rafael Bordalo Pinheiro, outro grande artista a falar num próximo #The Issue]
Sem dúvida um grade artista a reter na nossa memória e a pesquisar mais sobre o seu vasto e delicioso trabalho.


Texto: BMonteiro
Imagem: Jorge Barradas por BMonteiro (ilustração vectorial)

Sem comentários:

Enviar um comentário